Seguidores

27 de outubro de 2010

Engenho Cangaçá - São Lourenço




  
A família Corrêa de Araújo instalou-se em Pernambuco por volta de 1710. O Engenho cangaçá, foi adquirido pelo senador Francisco De Paula Corrêa De Araújo, empresário na área açucareira e político através de escritura pública em 17 de setembro de 1905, dois anos antes de sua morte.
Proprietário de 8 engenhos  que moíam sua própria cana-de-açúcar, sendo relevante destacar os engenhos timbi, cangaçá, poeta, penedo de cima.
Depois de sua morte em 1907, o engenho foi assumido pelo filho mais velho, Dr. Luiz Francisco Corrêa de Araújo. Em 1964 com advento a Revolução de 31 de março ficou incapacitado de gerar  os negócios do engenho cangaçá, passando o poder  a sua única  filha, Luiza  Corrêa de Araújo, e ao seu sobrinho e genro Aluysio do Amaral Corrêa de Araújo. Conhecido em São Lourenço como Aluysio cangaçá. Mais informações acessar: 
http://www.familiacorreadearaujo.com.br/historia.htm - Trabalho de Pesquisa realizado por: Mônica, José Lito, Herbert e Joyce Batista 

5 comentários:

  1. Gostaria de obter mais informações sobre o Engenho Timbí, uma vez que moro na cidade e fiquei curioso para saber mais, e por estar fazendo parte de uma pesquisa sobre os patrimônios de Camaragibe. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Poxa ninguém nunca respondeu!

    ResponderExcluir
  3. Invés de revolução colocaria claramente "golpe".
    Se alguém souber algum livro, ou documento mais aprofundado sobre os engenhos de são lourenço e puder disponibilizar, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Por "Revolução de 31 de Março de 1964" vocês querem dizer, Golpe Empresarial Militar com financiamento estadunidense promovendo a ditadura no Brasil?

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, gostaria de saber mais sobre...

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog