Seguidores

3 de novembro de 2010

ENGENHO MOCOTÓ: Inclusão no roteiro histórico de Pernambuco

Casarão
Capelinha



Os engenhos em Pernambuco, no período colonial, eram não só áreas de produção açucareira, mas também áreas intensas de desenvolvimento sócio-cultural. Com o crescimento populacional, os engenhos foram sendo desmembrados e ocupados pela elite que não podia mais morar no centro do Recife. O engenho Mocotó foi um deles.
O Engenho Mocotó corresponde, hoje, a área conhecida como o bairro da Mustardinha. Como outros engenhos, as histórias dos feitos pela sobrevivência e a preservação da memória de seus surgimentos, o engenho Mocotó traz sua força em produção e sua grande contribuição o nosso estado.
O bairro da Mustardinha, antigo engenho Mocotó, situa-se próximo ao centro do Recife, aproximadamente 6,5 Km. Apesar de todo esse potencial histórico, a região ainda possui escasso acervo de registro históricos referentes a época, por isso então a necessidade de se explorar melhor todo este contexto e tentando viabilizar a inclusão desta região no roteiro dos engenhos do estado de Pernambuco. Dentre os poucos registros físicos que ainda restam, encontramos a capela que se localiza no bairro, marca da presença do engenho nesta região, uma vez que Igreja e elite açucareira andaram juntas no Brasil.
O ponto referencial da pesquisa foi uma busca realizada sobre os engenhos do estado de Pernambuco, suas contribuições históricas e econômicas para o estado e descobrimos a existência do engenho Mocotó, mas o mesmo não estava incluso nos roteiros de visitação dos engenhos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um levantamento bibliográfico acerca deste pedaço da história de nossa sociedade, bem como construir uma fundamentação adequada para que desta forma haja a inclusão do engenho Mocotó na lista dos engenhos considerados como “Patrimônios Históricos” de nosso estado.    
Trabalho de pesquisa realizado pelo grupo: Evanda Cavalcanti; Flávio Reis; Hosana.

28 comentários:

  1. PARABÉNS PESSOAL
    SOU SOCIOLOGO MORADOR DO BAIRRO DE MUSTARDINHA E FIQUEI MUITO FELIZ COM O TRABALHO DE VOCÊS
    SERGIO SIDNEY- 9851-7277

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, a minha avo nasceu naquele sobrado e me contava muitas estórias. Tenho 78 anos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Isso eu venho me perguntando há anos como bisneta do velho Manoel!!! gilkea@gmail.com

      Excluir
  3. Sao anos que procuro saber quem era o proprietario do engenho Mocotò. Me perguntava se era possivel haver esta informaçao. Pra min è importante,porque podieria ser um meu parente.Tenho poucas informaçoes,porfavor mi ajude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dono, segundo relatos de documentos da associação de moradores da Mustardinha e os próprios moradores mais antigos, foi o senhor Manoel Gonçalves da Luz, o qual tinha apenas duas filhas e um de seus funcionários o senhor Mustardinha que era bem carísmático casou com a mais nova e assumiu depois a administração do engenho Mocotó.

      Excluir
    2. O dono, segundo relatos de documentos da associação de moradores da Mustardinha e os próprios moradores mais antigos, foi o senhor Manoel Gonçalves da Luz, o qual tinha apenas duas filhas e um de seus funcionários o senhor Mustardinha que era bem carísmático casou com a mais nova e assumiu depois a administração do engenho Mocotó.

      Excluir
    3. O dono era meu bisavo e teve 3 filhas: Joana, Benigna e Deolinda e um filho único que morreu jovem, ao atravessar o rio Motocolombo em Afogados.

      Excluir
  4. eu mim chamo ismael almeida reis e tinha um avo chamado ismael moreira reis que mim falava muito sobre esse engenho e esse casarão da mustardinha o qual pertencia ao seu pai que pertence a familia moreira reis, portanto si alguem estiver enteressado nesse comentario entre en contato comigo pelo cel:86444890

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc fala esta correto. Inclusive, uma rua do Bairro se chama Moreira Reis, provavelmente em homenagem a seu bisavô

      Excluir
    2. O que vc fala esta correto. Inclusive, uma rua do Bairro se chama Moreira Reis, provavelmente em homenagem a seu bisavô

      Excluir
    3. A rua chama-se jose moreira reis

      Excluir
  5. Gente que tiver mais informações de Manoel goncalves da luz poderia me avisar. Sou tataraneta dele e de maria vitalina Gonçalves da Rocha 81986842246

    ResponderExcluir
  6. Esse Casarão e sua capela mereciam estar preservados, sem esses muros e fiteiros na calçada!
    Poucos casarões dos engenhos do Recife ainda estão de pé, é preciso preservá-lo!
    Gostaria de saber como esse casarão passou para a administração da Prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O responsavel foi Miguel ARRAES quando assumiu seu primeiro mandato como Prefeito do Recife e colocou la uma escola chamada Carvoeiro Manoel Goncalves da Luz! Chegamos da missa e ele la estava esperando minha avo. Somente eu, neta mais velha sei toda a estoria porque morava com meus avos!!!

      Excluir
    2. Ainda no tempo de Arraes prefeito do Recife. Tinha 9 a nos mas lembro de tudo!

      Excluir
  7. Varios políticos em epoca de eleições falam que vão fazer algo por esse casarão. ...
    mas não fazem nada..
    lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,daniel coelho foi um desses politicos,falou que iria reativar,pos ka funcionau varios cursos...depois ganhou para vereador e esqueceu..

      Excluir
  8. Estudei nesse casarao la havia projetos culturais o que sei e que naquela epoca estava bem deterinhorada bem acabado pois deverian ter preservado pois como um museu historico engenho mocoto nao sei bem a historia desse engenho mais acredito que onde tinha engenho de alguma maneira teria alguns escravos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba meu bisavô vivia somente da venda das frutas e criação de bozes e carneiros!!!

      Excluir
  9. Aquele casarão formou muitas famílias educou tínhamos médicos e apresentações culturais
    Mas gostaria de saber mais sobre a igrejinha sei que era da familia Morais que anuais uma boa parte era da familia acho Zuza Morais.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de obter a confirmação se no bairro da Mustardinha ou nas suas proximidades existe ou existiu uma localidade conhecida como Formigão.
    Quem tiver informação a respeito peço entrar em contato comigo, Álvaro Borba, pelo cel/ Whatsapp 998949128.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Eu também estou interessado em conhecer mais sobre o bairro. Estou com um projeto bem interessante que pode valorizar muito a história e o patrimônio da Mustardinha.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog