Seguidores

17 de novembro de 2010

JUDAISMO

O Judaísmo foi a primeira religião monoteísta da história, que só acredita em Deus, como criador de tudo. Segundo os judeus os Hebreus são o povo escolhido por Deus, para terra prometida. Em vários lugares do mundo a religião judaica é praticadas pelos seus seguidores mais  é em Israel que esta a maior parte deles.

Sua História -
Para os judeus a Bíblia só serve para  conhecer e entender na sua  história, de acordo com as escrituras sagrada,  Abraão recebe um sinal de Deus  para que eles fossem morar em  Canaã  isso cerca de 1800 a.c ( hoje é  atual Palestina ), o filho de Abraão Isaque  teve um filho chamado de Jacó, que lutou com um anjo de Deus e teve seu nome mudado para Israel . Jacó teve doze filhos que representa cada tribo de Israel.
Em 1700 ac. o povo hebreu foi escravizado e levado para o Egito pelo o Faraó, e permaneceu em cativeiro por aproximadamente 400 anos. E sua saída só aconteceu  cerca de 1300 ac., foi liderado por Moises, que durante 40 anos peregrinou no deserto  e neste período Moises recebeu as duas lasca de pedras no estava os dez mandamentos dado por Deus ao seu povo no monte Sinai.
Jerusalém no período do rei  Davi se tornou-se no centro religioso, de pois do reeinado de seu pai Salomão, depois  Davi teve seu reino dividido em o reino de Israel e reino de Judá, com esta separação surgiu um crença deque veria um messias, para restaurar  o poder de Deus na mundo.
Em 721 ac., começa a diáspora judaica com a invasão da babilônia e destruíram o templo de Jerusalém , e pela segunda vez o povo Judeu se espalha pelo o mundo.Só em 1948 é que os judeus retornava o caráter de unidade depois da criação do estado de Israel.

Os Livros Sagrados - 
A  Torá, é o principal livro dos judeus que quer dizer Pentateuco, de acordo com os judeus este livro foi revelado por Deus, para o povo hebreu. A  Torá contem os cinco primeiros livros da Bíblia que são: Genesis, Êxodo, Levitico, Número e Deuteronômio.
O  Talude é o  livro que reúnem as muitas tradições  orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumim, Midrashim e comentários.
 

Os  Rituais e Símbolos 
1 A Menoráh é o candelabro sagrado,  ela em seus  galhos e folhas  representam a fertilidade e a vida  e o fogo representa Deus, tambem representa quando Moises estava no Monte Sinai, e a sása  ardente pegava fogo.

2 Citara a circuncisão dos meninos  aos oito  dias de vida o Bar Mitzvah que representa para os meninos a passagem para vida adulta, e Bat Mitzvah para as meninas aos doze anos de idade.


3 O Kippa  representa  o respeito a deus na hora das orações(  uma pequena touca que é colocado na c abeca dos Homens).
4 Arca Sagrada em toda sinagoga tem uma arca sagrada onde fica os pergaminhos da torá e só é tirada de lá na hora de ler.



As Principais Festas Judaicas

Os judeus segue o calendário Lunisolar  e por isso suas datas comemorativas estão sempre se movendo.
1 Purim  os judeus comemora o livramento de um massacre promovido pelo rei Assuero.
2 Pessach a páscoa, esta data comemora a saída e libertação do povo Hebreu do período de escravidão do Egito, em 1300 ac.  E eles só comia Paes asmos ( pão  sem fermento).
3 Shavnot  celebra  a revelação da torá, para o povo judeu em 1300 ac.
4 Rosh  Hashanà  é o ano novo  judaico.
5 Sucòt  também é conhecido como a festa das cabanas omde celebra os 40 anos de peregrinação do povo  em busca da terra prometida.
6 Chanucà   comemora  o fim do domínio Assirio e a restauração do templo de Jerusalém
7 Simecht  Torà  celebra a entrega dos dez mandamentos de Moises   no monte Sinai
8 Yom Kipur é considerado o dia de perdão dos judeus , e fazem 25 horas de jejum para purificação do espírito.
Trabalho de pesquisa realizado por: José de Oliveira, Joselito de Souza, Eriberto Bernardo e José Filipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog