Seguidores

16 de novembro de 2010

MERCADO DE SÃO JOSÉ

Mercado de São José - 1910

SÍTIO DOS COQUEIROS 1655 XVI
             Em 1655, um ano após a saída dos Holandeses, o senhor Belchior Alves de Camelo e sua mulher Joana Bezerra, doaram aos Frades Capuchinos o terreno situado em frente à “prainha”, como era chamado o Cais de Santa Rita. No qual foi construído o Convento de Nossa Senhora da Penha de França. Em 1710 passa a ser ocupado pelos Frades Capuchinhos Italianos.
MERCADO DA RIBEIRA DOS PEIXES

            Em 1789, o então Governador de Pernambuco, D. Tomás José de Melo, preocupado com a falta de um local adequado para venda das mercadorias locais, optou pela construção de um mercado de peixes, entre o terreno dos frades capuchinhos e a praia. Em uma carta enviada à rainha D. Maria I, os Frades se diziam indignados, justifiçando que o terreno, inclusive a praia, era de sua propriedade. Alegavam a compra do terreno pela quantia de $430.000, e acrescentavam que uma “Ordem Régia” do rei D.João V, do ano de 1739, garantia a proteção e a proibição de construções de Edificações em toda a área compreendida entre os muros do convento e da praia. É o início de um dos maiores e mais tradicionais mercados da capital pernambucana. Denominado inicialmente Ribeira do Peixe ou de São José, o uso o transforma, simplesmente, em Mercado de São José. Por esta no bairro de São José, já se estruturava, com suas ruas que existem até os dias de hoje, com as do Rangel, e Rua da Praia e de Santa Rita. O bairro teve que ser dividido (lei Provincial n.133 de 2 de maio de 1844). ”O mercado ficou localizado na freguesia de São José, desmembrada da freguesia de Santo Antônio. A paisagem que em nada mais lembrava a Praia dos Pescadores do século anterior” (LINS,2007,p.31).

Sua arquitetura desenhada pelo francês Louis Léger Vauthier foi inspirada no Mercado de Grenelle, de Paris

CONSTRUÇÃO DO MERCADO DE SÃO JOSÉ

                 É o mais antigo prédio pré-fabricado em ferro no Brasil, exportado da Europa para o Recife no final do século XIII. Essa estrutura de ferro foi trazia da Inglaterra, Portugal e França. O engenheiro responsável pela execução da obra foi Lowis-Leger Vouthier, que se inspirou no Mercado de Grenelle de Paris. A obra do mercado começou em 1872 e durou até 07 de setembro de 1875, sendo inaugurado por João Pedro Carvalho de Morais, na época o atual Presidente da Província. O relatório do presidente da província de Pernambuco faz  referências ao  novo  mercado, erguido onde outrora existiam os velhos telheiros da Ribeira de São José. Em suas palavras... (LINS, p.35).
          Recebeu esse nome Mercado de São José por ter sido edificado no bairro de São José. Foi construído no mesmo local do antigo Largo da Ribeira do Peixe. Passou, desde a sua criação, por algumas reformas, como a de 1906 que durou 10 meses, a de 1941 quando foram trocadas as venezianas de madeira e vidro por combogós de cimento, deixando intacta sua estrutura de ferro. Em novembro de 1989 uma parte do mercado foi destruída pelo incêndio que danificou sua estrutura. As obras de reconstrução só foram iniciadas quatro anos depois, em 1993, e sua reinauguração ocorreu em 12 de março de 1994. Do ponto de vistas arquitetônico um monumento nacional que não faz parte apenas do Patrimônio cultural do Brasil, mas também da Humanidade, pois se constitui no raro exemplar de arquitetura típica de ferro do século XIX, que conserva até hoje detalhes da arquitetura Neoclássica dos Mercados Europeus do século XIX e o único mercado desse tipo que ainda existe no Brasil. Ocupa uma área de 3.500 metros quadrados, medindo 48,88m de frente e 75,44m de comprimento. Atualmente, com seu 46 pavilhões, 561 boxes cobertos e 80 compartimentos na sua área externa, além de 24 outros destinados a peixes, 12 a crustáceos e 80 para carnes e frutas. O mercado e o local onde se encontra o melhor artesanato regional, comidas típicas, folhetos de cordel, ervas medicinais, artigos para cultos Afro-Brasileiros.
Trabalho de pesquisa realizado pelas alunas: Jessica Natália Xavier, Joyce Xavier de L. Alencar e Natália Quirino

2 comentários:

Pesquisar este blog